21 maio 2004

casamento real espanhol

Para dissipar todas as minhas dúvidas, hoje de manhã uma das primeiras coisas que fiz foi abrir a carteira, tirar o Bilhete de Identidade e, atentamente, ler as duas palavras que estão no topo desse documento: República Portuguesa.

Exactamente. O meu BI não diz “Monarquia Espanhola”. Ao fim de tantos dias a ouvir falar no casamento do Felipe e da Letizia, eu já começava a duvidar disso!

É lamentável a vassalagem que os nossos canais de televisão estão a prestar a este acontecimento. Não apenas os canais privados, mas também a RTP. Pessoalmente acho isso uma demonstração de falta de respeito para com os Portugueses.

Nada me move contra a Monarquia. Se “sou” Republicano isso apenas se deve ao facto de ter nascido na vigência da República. Até digo mais, se a solução para que Portugal passe a ser um país de topo na União Europeia passar pelo regresso à Monarquia, vamos a isso.

Questões monárquicas e republicanas à parte, aquilo que já me irrita profundamente é ver os nossos telejornais a darem tanta importância a tudo que se relaciona com este enlace.

Eu não quero saber onde é que estão a ser fabricados os pratos de porcelana em que o Felipe vai por as cascas de tremoço. Eu não quero saber onde é que a Letizia compra as escovas de dentes ou qual é a marca de pasta de dentes que ela mais gosta.

Também não me interessa minimamente saber que, num destes serões, o casalinho se dirigiu a Segóvia onde jantou no “Tascon del Manel”, tendo o Felipe palitado os dentes duas vezes e a Letizia ido à casa de banho retocar a maquilhagem.

Já sei que estamos invadidos por lojas das Zara, Bershka e afins, que o El Corte Ingles também já cá chegou e que até a maior empresa de construção civil Portuguesa foi vendida a um grupo Espanhol.

Porque é que, por um lado, nos mostramos tão indignados quando alguém algures, escreve ou diz que Portugal é uma província de Espanha mas, por outro lado, nos derretemos todos com estes acontecimentos que são coisas tão produtivas como os artigos publicados nas revistas cor de rosa?

Devo ser uma espécie de herege por não estar a prestar vassalagem ao herdeiro do trono dos nosso vizinhos do lado. Devo ser o único que não estou a prestar atenção aos 23173 jornalistas que a SIC ou a TVI destacaram para cobrir o evento. Como ainda hoje o Nuno Markl disse, só falta mesmo saber se vai estar algum repórter dentro do bolo dos noivos.

A sério. Não aguento mais isto. Tanto ênfase dado a algo que não nos diz respeito (aquilo é Espanha, não Portugal) é duma estupidez inqualificável. Chega. Estou farto. Estamos em Portugal, sou Português e estou-me a borrifar para tudo isto!

Será que é preciso um remake da Revolução de 1640 para isto voltar ao normal?

e dei-a

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?