31 maio 2004

ideiamobile

Foi já no longínquo ano de mil novecentos e noventa e nove, mais concretamente no dia nove de Junho, que nos tornamos cúmplices. Juntos entramos no novo milénio.

Motivado pela necessidade de um meio de locomoção, que me permitisse deslocar diariamente de casa (Alverca) para o trabalho (Arruda dos Vinhos), do trabalho para a faculdade (Lisboa) e da faculdade para casa, fui “forçado” a comprar um carrito.

Assim nasceu um mito de 4 rodas: o ideiamobile.

Para quem não teve o prazer de conhecer tão admirável bólide, o ideiamobile mais não é do que um pequeno utilitário, construído em Outubro de 1988, cuja marca começa em O e acaba em L, tendo pelo meio as letras P e E, sendo o modelo definido pela palavra iniciada em C e terminada em A, tendo pelo meio as letras O, R e S.

Nestes quase cinco anos de vida em comum, percorri perto de noventa e sete mil quilómetros. No total, este notável ancião das estradas nacionais já totaliza cerca de duzentos e catorze mil quilómetros. É obra.

Muitas são as histórias e as recordações que guardo do ideiamobile. Muita gente ilustre se sentou no seu interior. Se aquele carro tivesse o dom da escrita, a sua autobiografia arriscava-se a ser um best-seller na literatura do mundo automóvel.

Nunca me esquecerei daquela noite de sexta feira, ia eu na faixa da esquerda da auto-estrada a caminho de Lisboa, quando o cabo do acelerador se lembra de prender. Arrepiante.

Ou então aquele dia em que, numa daquelas ruas nada inclinadas do Bairro Alto, acabo de estacionar o carro, puxo o travão de mão e o cabo deste toma a iniciativa de se partir. Porreiro, não vos parece?

Claro que nem todas as recordações são dramáticas. A memorável odisseia da viagem a Paredes de Coura, no verão de 2002, em que estiveram 3 pessoas a dormir dentro do ideiamobile, é algo de inesquecível.

Ou ainda aquela noite de sábado em que, estacionado junto à praia do Guincho, tive um dos momentos mais reveladores da minha essência enquanto pessoa. Aquela conversa que se prolongou pela madrugada dentro, foi das coisas mais bonitas e enriquecedoras que alguma vez vivi.

O ideiamobile vai ser sempre o ideiamobile, mas a realidade é que o nosso ciclo terminou. Desde este sábado que há “outro” ideiamobile, mais concretamente o ideiamobile XXI.

Não. Ainda não foi desta que comprei BMW 320d cinzento metalizado. (piada pessoal)

Também não comprei uma carrinha cheia de estilo. (outra piada pessoal)

Já fui duramente criticado por tal opção. “Típico de gajo. Trocado por outro mais novo!”

Verdade seja dita, não o troquei por um mais novo. Troquei-o por um menos velho, com metade dos quilómetros. Mas ainda sou possuidor de um carro cuja matrícula apresenta as letras à esquerda. :P

A herança é pesada e só espero que ideiamobile XXI se porte tão bem como se portou o seu antecessor. Se isso acontecer, dou-me por satisfeito. Mais do que isso não lhe exijo.

Hoje a melhor Mãe do mundo faz anos. Parabéns Mãe. :)

e dei-a

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?