14 maio 2004

o fim dos blogs

Andava eu a passar os olhos pelos vários tópicos de um dos muitos fóruns existentes na Internet, quando deparei com um cujo título referia “ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) pretende acabar com os blogs”.

Resumidamente, esse tópico citava uma notícia que dizia o seguinte:

“A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) pretende acabar com a existência dos chamados «blogs», páginas de opinião muito em voga na Internet, alegando que estes sítios são frequentemente utilizados para difamação, afirmou ao EXPRESSO Online Pedro Amorim, especialista em direito para as novas tecnologias da informação.”

Antes de prosseguir convém desde já esclarecer que esta notícia foi desmentida, pelo que podem ficar descansados os autores e os leitores de blogs.

Mais do que comentar esta notícia que, afinal, não o chegou a ser, quero debruçar-me acerca duma resposta que li nesse tópico. De entre as várias opiniões manifestadas destaca-se uma, a qual transcrevo na íntegra. Leiam com atenção:

“epah.. fdx.. por uma vez estas merdas podiam ser a sério.

é que não me importava nada, alias, até pagava, para acabarem com os blogs.

Blogs são uma merda ; toda a gente pensa que é poeta, jornalista, escritor e que tem um misto de Saramago com Herman José dentro de si.

Tirando 3 excepções que cada vez tão pior, não conheço um unico blog de jeito. São todos uma merda : piadas faceis, piadas repetidas, posts sem a puta do minimo do interesse ...

Pior mesmo só aqueles blogs de poesia com posts interminaveis como :

.. agua
... frio..
... calor ao fim
.. fim do principio
.. principio do começo
.. nuvem do sol
... sol da lua
.. amo-te

E toma la um poema. Faz mais destes, uns 30 e toma um blog alternativo. Fodasse.

As tres excepções eram :

: o meu pipi. Mas desde q o livro saiu, o cabrão parou de escrever. Era dos poucos que me fazia rir regularmente
: gato fedorento : era engraçado, mas desde q começaram na sic radical o blog ta estupidamente pior
: de um amigo meu, com piadas mininmanete engraçadas mas...

tal como todos os outros blogs, não me interessa saber se ele hoje acabou ca namorada, se experimentou um novo supositório anal com estrias , se está com problemas existenciais ou não..

As minhas irmãs sempre tiverem diarios e nunca lhes toquei para que caralho quero saber a vida de um gaijo ou gaija que não conheço ( e provavelmente nao quero conher ) e que se acha cheio de interesse e piada.

Pena, é mesmo muita pena, que não se vá proibir os blogs”

De modo a preservar a “identidade” da autor de tão eloquentes afirmações, vou abster-me de mencionar o nick debaixo do qual foi assinado este post. Não é que isso fosse relevante, uma vez que, pelos vistos, o indivíduo em questão não perde tempo a ler blogs, pelo que ele nunca irá ler o que estou aqui a escrever.

Para prevenir qualquer hipótese de ser acusado de ter deturpado as afirmações dele, ou de as ter transcrito fora do contexto em que as mesmas estavam inseridas, esclareço que a transcrição anterior é 100% fiel ao original. Acreditem que não foi fácil resistir à tentação de aplicar o belo corrector ortográfico.

É óbvio que vivemos num estado democrático em que a liberdade de expressão e o direito de opinião são dados adquiridos. As pessoas são livres de expressarem as suas opiniões. Podemos não concordar com elas, mas devemos respeitá-las.

Gostava só de fazer um comentário pessoal a alguns dos pontos referidos por este indivíduo. Se ele opina, eu também o posso fazer. Certo? Certo!

Não penso, nem nunca pensei, ser poeta, jornalista ou escritor. Formei-me em Engenharia Civil, é essa a minha área de actividade e é assim que pretendo continuar.

Dentro de mim não pode, de maneira alguma, existir um misto de José Saramago com Herman José. Reconheço os méritos dessas duas figuras da sociedade Portuguesa, respeito o seu trabalho, mas não aprecio qualquer um deles. Há muito que deixei de achar piada ao Herman (que saudades do Tal Canal) e nunca fui apreciador dos escritos do Saramago. Não fazem o meu género.

(Pausa para uma piadinha fácil. Misto, dentro de mim, só se for o resultado duma tosta mista ou da sandes mista que comi hoje ao pequeno almoço.)

Não concordo que os blogs sejam todos o equivalente aos restos resultantes do processo digestivo do organismo humano, depositados no intestino grosso para posteriormente serem expelidos para o exterior.

Há blogs para todos os gostos. Há os que são diários pessoais, os que são de poesia, os que são de comédia. Há blogs individuais e blogs escritos em grupo. Há blogs com textos extensos e outros com textos de 2 ou 3 linhas.

Cada um opta por ler este ou aquele blog, consoante as suas preferências. É tão simples quanto isto: só lê quem quer! Quem não gostar, pois bem, que arrume na beirinha do prato.

Para terminar, já que este indivíduo manifesta a disposição de pagar para acabar com os blogs, deixo-lhe uma sugestão. O meu blog tem um endereço de correio electrónico disponível para recepção de sugestões, críticas e afins. Faça o obséquio de me enviar uma pequena missiva e quantifique o valor que está disposto a despender para o encerramento deste espaço. Pode ser que mereça a minha atenção. Ou então não.

É mesmo muita pena que certas pessoas não se abstenham de dizer asneiras.

e dei-a

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?