19 maio 2004

odisseia no portátil

Esta semana não podia ter começado melhor. Na segunda feira, o meu computador portátil lembrou-se de ter uma “ataque de caspa” e pifou. Deve ter entrado em greve, uma vez que ele funcionava só que com uma lentidão de fazer inveja ao mais lento dos caracóis.

Tratando-se “apenas” do computador que mais utilizo, apesar de ter outro em casa, fiquei logo em estado de alerta máximo. O meu dia a dia profissional está todo arquivado no portátil, os textos do blog também lá estão guardados.

O que vale é que sou um tipo prevenido e, regularmente, faço um backup de toda essa informação. É a vantagem de ter dois computadores. Mesmo assim, a última vez que fiz isso já tinha sido em Abril.

Chegado a casa tratei logo de tentar a ressuscitação do defunto. Ligo o computador e, uns míseros 12 minutos depois, surge-me diante dos olhos o meu resplandecente ambiente de trabalho. Mais 10 minutos e consigo entrar no explorador, preparando-me para fazer uma actualização do backup.

Aproveitei a demora desta operação para (tentar) ver um bocado de televisão. Não foi a melhor opção. O serão televisivo dos quatro canais de televisão nacionais é muito mau. Mau demais para ser comentado.

Para me manter entretido, enquanto o backup ia avançando, fui aliviando o stress a jogar Colin McRae 2. Eu sei que o jogo já vai na versão 4, mas o computador lá de casa não permite mais. E enquanto funcionar bem é melhor eu nem me queixar.

Concluída a transferência de ficheiros de um computador para o outro, algo que durou mais tempo do que um comum relógio pode contabilizar, avancei para a formatação do disco rígido, e posterior instalação de todos os programas necessários.

Sistema operativo, antivírus, processador de texto, folha de cálculo, programa de desenho assistido por computador e todos aqueles pequenos utilitários indispensáveis foram, cuidada e meticulosamente instalados, de modo a que o computador ficasse operacional.

A porca começa a torcer o rabo quando chega a altura de fazer as devidas actualizações aos programas. Imaginem lá o que é actualizar tudo e mais alguma coisa servindo-me duma ligação analógica a 56k. Ainda por cima, só posso aproveitar a minha hora de almoço para fazer isso, porque não convém ter o telefone ocupado durante muito mais tempo. (Para quem não se lembra, tive que abdicar da netcabo desde que mudei de casa.)

Uma simples actualização do antivírus, alga tão essencial para os computadores como o oxigénio para os seres humanos, pode levar larguíssimos minutos. Depois há que actualizar o sistema operativo, com todas aquelas actualizações de segurança, actualizações para o programa de gestão de correio electrónico, actualizações para o programa de navegação na Web, etc..

Entretanto tenho que voltar a actualizar o antivírus. O ritmo a que saem as actualizações para estes programas fazem lembrar o ritmo a que os coelhos manifestam o seu amor e carinho às coelhas! É quase desesperante. Já ando nisto há 3 dias e ainda falta actualizar uma série de programas.

Alguém tem aí uma ligação de banda larga que me possa emprestar?

e dei-a

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?