28 julho 2004

metrosexual

Segunda feira tive que ir ao dentista. Tenho aqui um sacrista dum dente que me tem provocado umas belas dumas dores, daquelas que todos nós gostamos imenso... ou então não.

Estava eu sentado na sala de espera quando, para matar o tempo, resolvo passar uma vista de olhos por uma daquelas revistas de sociedade que encontramos sempre neste tipo de espaços.

Nisto dou de caras com um daqueles artigos, cujo título prende logo a atenção: “O metrosexual sucede ao macho latino. Admirável homem novo.” Pelos vistos este é um daqueles conceitos que está na moda, mas que a mim me provoca desarranjos de índole gastrointestinal.

De acordo com o texto, o termo metrosexual, criado por um jornalista americano, une as palavras metrópole e sexual e tem como objectivo definir um determinado tipo de consumidor: homens entre os 25 e os 45 anos, com algum poder económico, urbanos e vaidosos.

Só o facto de ter sido um qualquer americano a criar este conceito já é suficientemente mau, ou não fossem os americanos um dos povos mais broncos, idiotas e egocêntricos à face da Terra.

Entre outras preciosidades, da leitura deste artigo fiquei a saber que o metrosexual gasta entre 30 e 40 por cento do seu rendimento em roupas e sapatos de marca (Versace, Dior, D&G e Jean Paul Gaultier são apenas alguns exemplos), faz pedicura e manicura, recorrem a institutos para fazer tratamentos de beleza, não dispensam um bom creme de dia ou de noite (o importante é ser rejuvenescedor e anti-rugas), escolhe sempre os locais da moda e prefere uma boa taça de vinho a cerveja.

A depilação definitiva também já entrou no vocabulário dos metrosexuais, até porque muitos deles não passam sem depilar as sobrancelhas ou outros pêlos do corpo e, para além disso, o metrosexual passa horas ao espelho pois detesta arranjar-se à pressa. A única coisa que não admitem é ser apelidados de gay.

Haverá um equivalente feminino para metrosexual, ou parte-se do princípio que todas as mulheres já o são? Uma vez que existe a “tradição” de dizer que as mulheres é que se fartam de gastar dinheiro em compras, passam horas ao espelho e afins, será que uma mulher que não seja assim passa a ser uma suínosexual ou coisa semelhante?

Porque raio é que, hoje em dia, há a tendência natural de catalogar, rotular ou criar terminologias novas para definir coisas ou situações que, bem vistas, sempre existiram? Ainda o metrosexual está “pintado de fresco” e eis que já se fala em tecnosexual, que mais não é do que a junção de tecnologia com metrosexual. Até já há sites que explicam aos amantes da tecnologia quais são os melhores meios para organizar a sua vida e melhorar a sua aparência.

Num outro local do artigo eram referidos os dez mandamentos do metrosexual. Foi precisamente neste ponto, correndo o gigantesco risco de descobrir que também pertenço a essa raça, que resolvi verificar se me encaixo nesses mandamentos.

1) Cuida, acima de tudo, da sua aparência.
Desculpem-me o tom ignorante, mas não cuidamos todos da nossa aparência? De qualquer maneira, se o facto de tomar banho e cortar a barba todos os dias, de gostar de usar água de colónia de vez em quando, o mesmo com o gel para o cabelo, faz de mim um maluqinho com as aparências, então seja.

2) Conhece a qualquer custo as tendências da moda.
De maneira nenhuma. O meu conceito de moda é usar roupa que goste, sendo-me indiferente se é da moda ou não.

3) Usa cremes faciais e corporais sem restrições.
Descontando o after-shave, a lata de creme Nívea que tenho em casa porque dá sempre jeito e um creme que uso para tentar reduzir as minhas crónicas olheiras, o qual não tem resultado, não uso (e muito menos abuso) dessas coisas.

4) Se necessário recorre à maquilhagem.
Esta só me dá para rir. O José Castelo Branco maquilha-se e o resultado é aquela linda coisa que se vê. Não insultem a minha inteligência.

5) Mantém as unhas e as cutículas limpas e bem tratadas.
Sim, pois, está certo. Acho que só vou deixar de roer as unhas quando deixar de ter dentes.

6) Visita o cabeleireiro pelo menos uma vez por mês.
Confesso. É verdade que faço isso. Sempre detestei cabelo muito grande e como o meu cresce a velocidades supersónicas, desde há muitos anos que o vou cortar uma vez por mês.

7) Vai com frequência aos Spas.
Como se o meu ordenado o permitisse! A coisa mais parecida com isso que alguma vez frequentei, foi ter ido o ano passado ao festival de Paredes de Coura e ter utilizado o balneário das piscinas em vez dos chuveiros do recinto. Aqueles 50 cêntimos diários valeram bem a pena.

8) Não tem vergonha de chorar durante um filme.
Sempre chorei, não só em filmes como em séries de televisão ou mesmo na vida real. Nunca me incomodei com isso.

9) Usa apenas roupas de boa qualidade.
Se isso é sinónimo de roupas que não se estejam a desfazer, é óbvio que sim! Sou um cliente habitual da feira semanal de Alverca e das secções de roupa dos hipermercados.

10) Opta sempre por um bom vinho em vez de cerveja.
Nem sempre, para não dizer quase nunca. Aprecio vinho verde, mas é raro beber, e não sou um ávido consumidor de cerveja. Eu é mais sumo de limão natural ou kalashnikov’s.

Vá lá. Apesar dos meus receios, contabilizando todos os mandamentos, parece-me que não tenho estofo para metrosexual. Fico desolado com o meu destino... ou então não. Continuo na minha: nem macho latino nem metrosexual. Limito-me a ser eu mesmo, e quem não gostar pode arrumar na beirinha do prato.

O funeral do meu dente está marcado para hoje.

e dei-a

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?