13 setembro 2004

o fim

As minhas manhãs nunca mais vão ser as mesmas. Pior ainda, não só as minhas como as de muito boa gente que por aí anda. E tudo isto por causa de um simples programa de rádio.

“Vou directo ao assunto: o Programa da Manhã da Best Rock, tal como o conhecíamos até agora, morreu. Não haverá mais nenhuma edição, e o mesmo acontece com a rubrica do Homem que mordeu o Cão. (...)”

O parágrafo anterior, transcrito duma carta redigida e enviada por Pedro Ribeiro para uma mailing list, penso eu que seja a lista da própria Best Rock, serviu para confirmar os meus maiores receios.

Efectivamente, desde à algum tempo, que eu estava a estranhar a prolongada ausência da habitual equipa do Programa da Manhã. É certo e sabido que eles tinham ido de férias, mas também não deixa de ser verdade que as férias já deviam ter acabado.

Havia ali qualquer coisa que não batia certo. Uma vez que na passada quinta feira regressaram as emissões do HQMC-TV, facto que por si só significa que aquele trio já não se encontrava de férias, e não havendo ainda igual regresso às ondas hertzianas, a minha desconfiança crescia.

(nota de rodapé: as pessoas são as mesmas mas, na minha modesta opinião, o formato TV pura e simplesmente não funciona)

Mantive-me na expectativa de que o regresso estivesse agendado para uma destas segundas feiras. Lamentavelmente, e conforme pude hoje confirmar, aconteceu aquilo que nenhum dos habituais ouvintes daquele programa desejaria.

“(...) Eu fui desafiado para fazer as novas manhãs do RCP, e após longas e sofridas conversas com o Nuno, a Maria e a Patrícia, resolvi aceitar. Por tudo o que fizeram por nós e pelo programa, sinto que vos devo uma explicação. Aceitei ir para o RCP porque sentia que o formato e target da Best eram cada vez mais distantes daquilo que eu sou, hoje. Aliás o nosso programa era claramente fora do target definido pela estação, porque essa era a única maneira de alargar horizontes e conquistar mais ouvintes, no quadro de uma estação mínima, e onde crescer mais é praticamente impossível. Sinto que não estava a aprender nada ali, e acho que aos 33 anos não podia conformar-me com o conforto de uma receita que sabemos aplicar de cor. (...)”

Não vou aqui entrar em grandes considerações acerca dos motivos que poderão ter levado a direcção de programas da Best Rock a tomar esta decisão. Pela parte que me toca, apenas tenho a dizer que, com esta atitude, esta estação rádio perdeu um ouvinte.

O Programa da Manhã era, de longe, o único programa de jeito que ainda havia naquela rádio. Não pelas escolhas musicais, uma vez que desde à muito tempo a esta parte que a playlist da Best era uma valente e monumental monotonia repetitiva e, exasperantemente cansativa.

O programa valia pela equipa. A boa disposição contagiante, os hilariantes momentos de (saudável) insanidade colectiva daquela tribo, as piadas ribeirinhas, as histórias bizarras do HQMC são INSUBSTITUÍVEIS!!! Quem não se lembra da cebola do Markl?

Estou triste e extremamente desiludido com esta situação. Posso mesmo dizer que estou revoltado. Fazendo emergir à superfície a minha costela contestatária, apetece-me transformar este post num protesto contra a Best Rock ou contra quem quer que sejam os responsáveis pela extinção da mais brilhante rubrica que alguma vez existiu nas rádios nacionais. Por mim, a Best Rock podia fechar as portas.

Não deixa de ser curioso, e de certo modo prova do tipo postura da “gerência” da Best, que ainda não tenha ouvido anunciar que o formato do programa ia mudar. Pior ainda. Continuam a iludir os mais incautos, transmitindo duma forma a meu ver abusiva, e como se nada se passasse, edições de arquivo do HQMC. Indecente!

“(...) Do fundo do coração quero agradecer-vos a todos, por tudo. Nunca tinha tido a prova de que o nosso trabalho podia tocar de forma tão decisiva tanta gente. Vocês são os melhores ouvintes que um profissional de rádio pode ter. Muitos de vocês deixarão de me ouvir, certamente. Mas de certeza que não me vão esquecer, nem a mim nem aos outros iztúpidos que vos acordaram nas manhãs dos últimos anos. (...)”

Faço minhas as palavras do Pedro Ribeiro: obrigado por tudo e até sempre.

e dei-a

Comments:
Pois... também fiquei triste! Agora ligo todos os dias a RCP só para ouvir o grande Pedro. a minha mãe ficou contente com a mudança! Agora de manhã, quando vamos para Lx sempre pode ouvir as musicas dela! ehehe
Beijinhos

P.S. - "O que é que a Mariah Carey? Um herói" - grande ribeiro :P
tinkle
 
humm... tenta a ant3

pode ser que tenhas surpresas lá para outubro....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?